CUT E ARQUIVO NACIONAL lançam Coleção com as comunicações do 4º Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos

Announcement, CEDOC/CUT Brasil (in Portuguese)

A coleção “Arquivos, memória, verdade, justiça e reparação: comunicações do 4º Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos” tem origem no evento promovido pela CUT e Arquivo Nacional, em junho de 2016. O seminário destacou a importância da recuperação e organização dos arquivos e da história e memória dos trabalhadores e a divulgação de fontes e pesquisas fundamentais para o direito à verdade, à memória e à justiça. A coordenação da Coleção foi feita pelo Centro de Referências Memórias Reveladas/Arquivo Nacional e Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT - CEDOC/CUT. A organização de cada um dos três volumes esteve a cargo de representantes de entidades que compuseram a Comissão Organizadora do evento.

Arquivos do mundo dos trabalhadores da cidade e do campo, organizado por Antonio José Marques (CEDOC/CUT) e Sonia Troitiño (CEDEM/UNESP), volume 1 da Coleção, é composto por oito artigos que tecem um rico painel de pesquisas e experiências de organização arquivos sindicais e de interesse dos trabalhadores, implantação de centros de documentação, organização e análises de acervos iconográficos, de políticas públicas, de recuperação de arquivos do judiciário trabalhista, de estudos de categorias profissionais, lutas e greves.

Trabalho, gênero, raça e sociabilidade no mundo dos trabalhadores da cidade e do campo, organizado por Lorena Almeida Gill (Núcleo de Documentação História da Universidade Federal de Pelotas) e Martinho Guedes dos Santos Neto (Núcleo de Documentação Histórica da Universidade Estadual da Paraíba), volume 2 da Coleção, reúne estudos realizados em diferentes localidades do Brasil e da Argentina. São sete artigos que tratam de pesquisas sobre serviços domésticos, saúde do trabalhador, sociabilidade no futebol em fábricas, memória de ferroviários, o pequeno produtor rural, análise de cartas de trabalhadores e estudo sobre “maquinas da memória” durante a ditadura no Brasil.

Repressão, resistência e memória dos trabalhadores da cidade e do campo, organizado por Leonilde Servolo de Medeiros (professora do CPDA/UFRRJ) e Marco Antonio dos Santos Teixeira (doutorando em Sociologia no Iesp/UERJ), volume 3 da Coleção, reúne dez textos voltados para a reflexão sobre a repressão e resistência dos trabalhadores durante a ditadura brasileira. A publicação apresenta estudos de diversas categorias, como petroleiros, metalúrgicos, assalariados rurais, caiçaras, professores, além de advogados e de trabalhadores rurais e militantes partidários.

Os links para acesso aos livros eletrônicos podem ser feitos pelo Portal do Memórias Reveladas/Arquivo Nacional e pelo site do CEDOC/CUT.
http://www.memoriasreveladas.gov.br/index.php/publicacoes/108-livros
http://cedoc.cut.org.br/cedoc/livros-e-folhetos/5288
http://cedoc.cut.org.br/cedoc/livros-e-folhetos/5289
http://cedoc.cut.org.br/cedoc/livros-e-folhetos/5290

http://cedoc.cut.org.br/noticias/234/cut-e-arquivo-nacional-lancam-cole…

Posted